18.8.17

Tu que és mãe, também vais acabar por morder a língua e morrer no teu próprio veneno

Lembram-se daquelas vezes em que começaram alguma frase com: "Eu nunca vou fazer..." ou "O meu filho nunca..."
Big mistake darling

Quantas de vocês disseram que não iam dar um único doce até a criança perfazer 4 anos e com 1 ano e meio estava a dar dentadinhas da vossa bola de berlim na praia? Eu disse!
Quantas acharam que iam educar bem o suficiente para que o vosso filho não fizesse uma birra de se atirar para o chão? Eu achei!
(e calma que o facto de eles fazerem isso não significa que sejam mal educados, significa que estão a crescer e que essa parte chata acontece, é mesmo assim...)
Quantas viram a maternidade de uma forma romântica em que iam aproveitar a licença para fazer mil e uma coisas e depois nem banho tomaram todos os dias? Eu!

Eu sempre disse que nunca iria dar Cerelac ao meu filho. No início fartei-me de fazer papinhas de aveia, trigo sarraceno, alfarroba... Até ao dia em que ele ficou doente, que perdeu imenso peso e que a única coisa que comeu foi Cerelac. Mordi a língua dessa vez! Mas confesso que me fez ver as coisas de uma maneira diferente e não ser tão radical. Se critico as mães que não deixam os filhos tocar em doces? Não, de todo. Mas agora consigo perceber as que são permissivas de vez em quando. Todos nós pecamos às vezes mas se não for uma coisa recorrente não faz mal!

Eu sempre disse que nunca iria sair de carro para o meu filho adormecer e... mordi a língua outra vez! A verdade é que tenho sorte nessa parte e ele é um miúdo fácil para adormecer (também tem os seus dias, como é óbvio que aqui não há crianças perfeitas, nem vale a pena tentarem vender-me essa história). Mas nesta noite ele teve tantas dores de dentes, que depois de ter tentado tudo: gel para os dentes, benuron, leite, colo, tudo... tivemos de sair de casa às 2h da manhã para tentar que ele acalmasse e a dor atenuasse. Que se lixe... mordi a minha própria língua para bem dele e a verdade é que resultou (sim Ivna, eu sei que estás a ler e agradeço-te por isto, sei que a ideia foi tua e eu é que não queria. Mas guess what? Às vezes os pais sabem mais que as mães e não há mal nenhum nisso).

O que eu quero dizer com isto é: esqueçam os vossos planos e sonhos ok? Vão acompanhando o presente e tentando ao máximo manterem-se fiéis a vocês mesmas mas não apontem o dedo... As vossas mães nunca vos ensinaram que isso era feio? Pois, e é! Por isso não apontem o dedo aquela mãe que teve um dia mau, ou que o filho está mais rabugento. Vocês também têm dias em que são insuportáveis ou não? Eu diria tão insuportáveis que até a vossa própria presença vos incomoda. Todos temos dias assim e por isso devíamos ser mais compreensivos com os outros e parar de achar que somos a enciclopédia das mães que tudo sabem!

As certezas não vêem nos livros... vêem nas vivências, no dia a dia e no vosso instinto! Aquilo que resulta melhor para o vosso filho pode não resultar tão bem para o filho da outra, por isso não insistam ok?

Deixem as mães em paz! Estamos todas no mesmo barco, por isso podíamos unir-nos mais do que andarmos a fazer competições de filhos não acham?
É que, sinceramente, já não há paciência!!!

Aquele beijinho às opiniões das chatas

A beleza do pós parto: para ler aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário