29.1.16

Deixem as barrigas em paz...

Desde o início da gravidez que tenho ouvido vários comentários descabidos relativos a mim ou histórias de outras grávidas que também me presentearam com vários momentos de pura beleza no que toca a comentários alheios... Tudo fez sentido quando coloquei o post da evolução da barriga até aos 4 meses e escrevi uma pequena introdução na página de facebook sobre os diferentes tamanhos das barrigas em tom de desabafo ao estilo 'deixem a minha barriga em paz'! Os comentários fizeram-se sentir e não há nada melhor do que mulheres ao poder em defesa umas das outras...

Esta é a parte boa, mas a verdade é que muitas de nós são más para as outras, algumas até já foram mães, já passaram por todo o processo, já engordaram 25kg ou apenas 9kg, mas gostam da ofensa gratuita e despropositada... só porque sim! Umas porque queriam ter ficado menos inchadas e barrigudas, outras porque na verdade queriam uma barriga grande para exibir e não a tiveram... outras sem motivo nenhum... mas grávidas ou não grávidas, deixem as barrigas em paz!

A verdade é que não é fácil passar por tantas transformações e ainda ter de aturar comentários do estilo:
- "já vais ter o bebé para a semana certo? Com uma barriga desse tamanho..."
- "diz a verdade: são gémeos?"
- "tens a certeza de que não te enganaste nas contas?"
- "que grande bebé que tens aí dentro, deve nascer com mais de 5kg pelo andar da carruagem..."
- "quase nem engordaste nada... foi tudo directamente para a barriga... essa já deve pesar mais 10kg não?"
- "ai mulher tu enche-te de cremes para não ficares cheia de estrias... é que da forma como essa barriga está a crescer, não tarda nada vais parecer uma pintura rupestre!"

E podia continuar... mas para quê, right?! Bom a verdade é que alguns têm uma dose de exagero, mas é assim que os oiço (#hormones!)

Cada barriga é como é e da mesma forma que oiço estes comentários já ouvi também vários a pessoas com barrigas mais pequeninas do estilo:
- "não estás a alimentar a criança, vai nascer subnutrido..."
- "ai estás grávida? nem diria, com uma barriga tão pequena..."
- "estar grávida e ter uma barriga pequena é como ir ao McDonald's e comer uma salada!"
e por aí...

Resumindo e baralhando: ninguém sabe tudo! Há barrigas pequenas com bebés grandes e gordinhos, há barrigas grandes com bebés pequenos, há peles que fazem logo estrias e há outras que esticam esticam e nem uma marca para contar a história... Cada uma de nós é diferente e não é porque alguém teve uma certa experiência que a da outra será igual!

E para quem continua a chatear as barrigas (principalmente a minha):

2 comentários:

  1. Realmente a preocupação, mais dos outros do que a nossa própria preocupação com o tamanho da nossa barriga chega em todo o lado .. Há dias perguantaram--me com quantos meses estava de gravidez. E eu toda orgulhosa respondi que já estou a meio da gravidez, já com 5 meses, e que é uma das melhores fases porque estou bem disposta, como de tudo, o meu bébé está constantemente a comunicar comigo, etc. E então, viraram-se para mim e disseram: tens a certeza? essa barriguinha pequenina não aparenta nada disso. Hello .. mas eu é que estou grávida ou são vocês? além de saber fazer os cálculos, estar a ser acompanhada pelo centro de saúde e por uma clínica privada e ainda ter uma irmã médica com que moro, é claro estou com 5 meses independentemente do tamanho da minha barriga. E, além disso, na última consulta no centro de saúde, a enfermeira ficou contente com o nosso estado de saúde porque estou com o peso normal, o tamanho do bébé corresponde à semana de gestação e o coraçãozinho bate em força. Por isso, quero lá eu saber se a minha barriga é pequena ou não, se vou ficar com estrias ou não, o importante é que estamos os dois bem e cheios de saúde : ) Melisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas Melisa! E ainda vais ter de aguentar mais umas pelo caminho... Boa sorte e que corra tudo bem!

      Eliminar