3.6.13

Tarte de carne picada e cogumelos

Inspirada ainda nos meus tempos como Londrina decidi fazer uma tarte ou pie de carne picada, que é algo que abunda por aquelas terras. É algo relativamente fácil de fazer desde que a massa folhada (ou quebrada) seja comprada já feita. Cometi um erro crasso pelo que tomo a liberdade de o excluir da receita. A ideia é que o recheio da tarte fica húmida mas não demasiado liquida. O erro foi ter cozinhado os cogumelos ao mesmo tempo que a carne e quem já anda nestas coisas da culinária bem sabe que os cogumelos largam muita água quando estão a cozinhar. Assim sendo e sem mais demoras aqui fica:

Ingredientes:
 - 400 gr de carne picada
 - 150 gr de cogumelos
 - queijo ralado q.b.
 - 1 cebola
 - 4 tomates
 - 4 dentes de alho
 - sal q.b.
 - pimenta q.b.
 - 1/2 chouriço
 - azeite q.b.
 - 2 embalagens de massa folhada fresca


Confecção:

Picar bem a cebola e esmagar os 4 dentes de alho e por a alourar em lume médio com azeite. Quando o alho tiver dourado e a cebola transparente juntar os 4 tomates cortados em cubos.
Quando o tomate começar a ficar em papa juntar a carne picada, o sal, a pimenta e o chouriço cortado em cubos. Deixar cozinhar e ir mexendo durante cerca de 15/20 min em lume médio. Ao final desse tempo juntar os cogumelos previamente cozidos e cortados e misturar.
Entretanto abrir uma das embalagens de massa folhada e estendê-la sobre a tarteira. Acrescentar o preparado à tarteira, adicionar o queijo ralado e cobrir com a segunda embalagem de massa folhada.
Se desejar retirar o excesso de massa em tiras e colocá-la por cima da massa folhada para fazer uma forma.

E aqui fica:


Bons apetites!

Sem comentários:

Enviar um comentário