30.6.13

Capitães da areia

Devo confessar que há muito tempo que um livro tão simples não me comovia como me comoveram as estórias dos petizes capitães da areia.
Jorge Amado é um escrito amplamente aclamado um pouco por todo o mundo e este não foi o primeiro livro dele que li mas foi sem qualquer dúvida o que mais me tocou. Numa escrita simples e quase musical o escritor vai desenvolvendo a vida de um grupo de jovens, no Nordeste do Brasil, que vivem das ruas. Jovens e que têm tudo para que não gostemos deles, roubam, violam e enganam mas apesar dos seus actos pouco humanos e com um "q" de adulto, a alegria de viver de crianças e toda a miséria "alegre" em que estão envolvidos geram um sentimento humanitário no leitor. É impossível não sorrir, rir e chorar ao acompanhar as suas aventuras. É um clássico e não podia deixar de vos aconselhar o fabuloso livro "Capitães da Areia" de Jorge Amado.
Lê-lo é descobrir valores diferentes dos nossos mas que não são mais certos nem mais errados, é descobrir um sentido de liberdade a que não estamos habituados, é ver uma forma de amor de amigo, amor de irmão e amor paixão puros e inocentes de seres humanos sujos por fora e sujos na forma de ganhar a vida.
Acho que o facto de o ter lido numa edição velhinha, velhinha (a 1ª edição portuguesa) com páginas amarelas e cheiro a livro velho só ajudou ainda mais na magia da leitura.
Leiam!

1 comentário: