22.4.13

Férias - Parte II

Decidida a conhecer um pouco melhor o Norte fui directa do Porto para Guimarães, o berço da nação e uma falha séria no meu desejo de conhecer o nosso cantinho "à beira mar plantado".
Fiquei surpreendida pela positiva, Guimarães é uma cidade que contrasta uma arquitectura antiga mas muito cuidada com uma população surpreendentemente jovem. Enquanto por lá passeava, comia, bebia um copinho de vinho senti uma inveja fina de quem se diz local. Os Vimaranenses parecem não sentir qualquer tipo de stress, as pessoas andam a passo de passeio, param para falar com toda a gente, ficam na rua a uma terça até à meia-noite e acima de tudo parecem andar de ombros leves e sorriso no rosto.

Aproveitando um voucher da Lifecooler rumei a Mondim de Basto e fiquei no Água Hotels. Esperava receber um tratamento inferior por ir com voucher mas nada disso se passou. Tivemos direito a um quarto fantástico com uma vista de cair para o lado. Contudo o jantar foi a pior refeição de férias, as sugestões do chefe deixavam muito a desejar e chocou-me que um hotel de 4* preferisse o uso de legumes congelados!
Em Mondim visitei a Capela da Nossa Senhora da Graça que fica no cume de um monte com 1000m de altura (juro que passei mal a conduzir para lá; só céu e sempre ás curvas, mas a vista compensou), e ainda fisgas de ermelo, 4km de estrada estreita e aos esses mas que no final valeu a pena pela vista deslumbrante.

Portugal tem de facto muito para explorar e decididamente não foram as últimas férias cá dentro.

Gastronomicamente falando recomendo o restaurante Cheer's e o Mumadona ambos em Guimarães. O Cheer's é um restaurante de tapas não muito acessível mas que vale todos os cêntimos pagos, o Mumadona recomenda à hora de almoço onde por 5€ têm direito a sopa, prato, bebida e café e quanto a mim que passei a sopa o prato dá para duas pessoas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário